Por: De Olho na Notícia Rio – 28/05/2025

Edição de imagens: Luciano Alves
A Prefeitura do Rio de Janeiro deu o primeiro passo para uma transformação histórica no sistema de ônibus da cidade, antecipando a nova licitação para 2025, originalmente prevista para 2028. A iniciativa, que visa replicar o sucesso da reestruturação do BRT, foi detalhada pelo prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
“Demos hoje o primeiro passo para fazer com as linhas de ônibus regulares da cidade a mesma transformação que fizemos com o BRT,” afirmou o prefeito Eduardo Paes. Ele ressaltou que a mudança “não será do dia pra noite”, mas envolveu um acordo judicial, a antecipação do fim das concessões atuais, uma nova licitação, mais concorrência, compra de novos ônibus e regras e fiscalização mais duras. A revitalização começará pela Zona Oeste e Ilha do Governador, com o objetivo de ter “TODAS as linhas de ônibus da cidade do Rio operando com qualidade para atender melhor os cariocas.”
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere reforçou a mensagem: “Não vai ser da noite pro dia. Mas o passo mais importante já foi dado com o acordo judicial que viabilizou a antecipação das licitações.” Ele destacou o plano de voo para “fazer com as linhas de ônibus a mesma revolução que fizemos com o BRT,” começando já em 2025 e 2026 pelas áreas com os piores serviços, como Campo Grande e Santa Cruz na Zona Oeste e a Ilha do Governador.

O Cronograma da Mudança
A nova licitação será implementada em quatro fases, começando pela Zona Oeste, com uma etapa de transição em cada fase onde os operadores atuais perdem a exclusividade e um novo assume.
- Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz (Zona Oeste), com previsão de significativo aumento na frota de ônibus.
- Fase 2 (novembro/2025 a setembro/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador.
- Fase 3 (abril/2026 a abril/2027): Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.
- Fase 4 (novembro/2026 a novembro/2027): Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.
- Fase Final (setembro/2027 a agosto/2028): Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço.
Qualidade e Novos Padrões
O novo modelo prevê a divisão da cidade em 31 lotes (22 estruturais e 9 locais), visando ampliar a cobertura e otimizar a gestão das linhas. A qualidade da operação será monitorada trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que avaliará critérios como infrações, atendimento, satisfação dos passageiros, idade da frota, presença de ar-condicionado e regularidade. Empresas com IQT inferior a 0,8 poderão perder o direito de exclusividade.
Todos os novos ônibus deverão ser equipados com ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade, tecnologia sustentável e três portas. O valor das glosas de subsídio, que somam mais de R$ 100 milhões, será destinado à compra desses novos veículos, que se tornarão bens públicos ao final dos contratos.
Desde o primeiro acordo judicial em maio de 2022, o sistema de ônibus do Rio já viu a inclusão de mil novos veículos, a reativação de 200 linhas (sendo 65 noturnas) e a retomada de atendimento em 800 pontos de ônibus, especialmente nas áreas periféricas.